Como vender o estilo FINE ART (ou fotografia artística) na minha cidade?
Muitas pessoas querem se diferenciar no mercado ou já se diferenciaram aprendendo sobre a fotografia FINE ART, também chamada de fotografia artística.
Mas algumas, principalmente quem tá começando, não tem muita ideia de como vender esse estilo e como se posicionar no mercado. Por isso, aqui vão algumas dicas que consideramos as principais.
- 1) Não existe concorrência para estilo próprio!
Sempre falamos isso porque muitos de nossos alunos costumam ter muito medo da concorrência. Mas, primeiramente, se outros fotógrafos na sua cidade não estão trabalhando com o estilo FINE ART, eles não são seus concorrentes. Eles podem estar entregando dezenas ou centenas de fotos e cobrando um valor mais baixo que o seu, mas o público que vai procurar seu trabalho é muito diferente do dele. Seu público busca por algo diferente! E mesmo que tenha outros fotógrafos trabalhando com este estilo na sua cidade, nenhum trabalho será igual. Você irá atrair os clientes que mais se identificam com seu estilo de trabalho.
O público-alvo da fotografia FINE ART ou fotografia artística é um público que sabe valorizar esse estilo, sabe que os valores serão diferenciados devido à qualidade e à quantidade de trabalho.
E se não tem mais ninguém que trabalhe com fotografia FINE ART na sua cidade, você tem muita sorte! É uma excelente oportunidade de criar um novo nicho de mercado! Você será o pioneiro no estilo, e pode criar o desejo de seus clientes de terem fotos diferenciadas. Por isso, aproveite essa chance e mostre um material de qualidade!
- 2) Divulgando seu trabalho
Atualmente, as pessoas buscam muito as redes sociais, principalmente o Instagram, para conhecer o trabalho de fotógrafos. Por isso, suas redes sociais precisam apresentar suas melhores fotos. Quando você for passar um orçamento para o cliente, faça uma arte diferenciada com uma diagramação bonita e com todas as informações bem claras para que ele veja que você se preocupa com todos os detalhes.
Com as redes sociais e materiais de apresentação aos clientes caprichadas, você pode divulgar seu trabalho por meio de anúncios, feiras e exposições.
- 3) Contato com o cliente
Quando o cliente entrar em contato com você, seja pelas redes sociais, e-mail ou telefone, não entregue diretamente seu orçamento. Procure pedir para que ele entre em contato por meio do whatsapp e crie uma conexão com ele. Seja educado, pergunte sobre os detalhes do ensaio que ele deseja e só então ofereça um orçamento.
Se sua cliente for gestante, você pode perguntar quantos meses tem a gestação, previsão da data de nascimento e o nome do bebê, por exemplo. Muitas vezes o cliente vai fechar um contrato com você motivado pelo seu bom atendimento.
Você também deve explicar tudo sobre seu ensaio, se você oferece figurinos, maquiagem, acessórios, duração do ensaio, o horário que fotografa, entre outros detalhes.
Mande áudio para seus clientes! Isso cria uma proximidade ainda maior com ele, você demonstra que está dando atenção para seu cliente. Embora você deva dar atenção especial a todos os seus clientes, da mesma maneira, cada um vai se sentir especial, pois cada cliente é único.
- 4) Meu cliente achou o orçamento caro, o que eu faço?
Caso você se depare com essa situação, explique para seu cliente o porquê de seu serviço ter um valor mais alto. Explique que é um trabalho diferenciado e que envolve muito a pós-produção (tratamento de imagem), e que você trabalha pontualmente em cada detalhe para chegar no resultado que ele espera.
Não desvalorize seu trabalho. Se você estiver recebendo muitos "nãos", talvez você esteja lidando com o público-alvo errado. Daí é hora de buscar o público correto. Valorize seu trabalho!
Se você quiser saber mais sobre esse assunto, clique aqui para assistir ao vídeo completo no Youtube!