Imagem capa - A importância da maquiagem na fotografia por Creative Inspiration Photography
maquiagem pra fotografiaedição de imagemPARA FOTÓGRAFOSWORKSHOP

A importância da maquiagem na fotografia

Muitas vezes alguns fotógrafos não dão a devida importância para a maquiagem da cliente ao fazer um ensaio e acabam por ter muito trabalho na pós-produção (edição), corrigindo manchas na pele, olheiras e outros aspectos que podem fazer com que o resultado final não fique bom, caso não sejam corrigidos.


Esse trabalho todo pode ser evitado ou, ao menos, amenizado, quando você contrata um maquiador, especialmente se o maquiador for especializado em maquiagem para fotografia.


A maquiagem para fotografia é diferente da maquiagem social, pois ela não se tem como pretensão que ela tenha uma longa duração, mas sim que ela fotografe bem. Com a chegada das câmeras HD, as bases mais pesadas, geralmente de maior duração, por exemplo, não fotografa bem, marcam muito a textura da pele. Por isso, existem bases apropriadas para uso em ensaios fotográficos.


Além disso, é muito importante que haja cuidado com glitters e pigmentos brilhosos, que podem não favorecer a fotografia, especialmente se você costuma trabalhar com flash. E ainda, os acabamentos são essenciais na maquiagem para fotografia, principalmente quando fazemos retratos, pois qualquer errinho vai aparecer na imagem.

Por fim, é essencial que haja um sincronia entre o fotógrafo e o maquiador, o maquiador precisa entender qual a proposta do ensaio e fazer uma maquiagem que complemente todo o restante, cenário, figurino, conceito e etc. 


Trazemos aqui um exemplo de um trabalho realizado com a maquiadora Aline Gobbi, em que planejamos um ensaio super delicado, com tema floral, e ela realizou uma maquiagem que deu ainda mais destaque para o tema:




Gostaram da postagem? Compartilhe com seus amigos!

Temos também o vídeo sobre esse tema no nosso canal do Youtube!